11/06/2010

ESTAMOS QUASE LÁ ACS E ACE, O PISO ESTÁ PRÓXIMO

DIAS 16 E 17 SERÃO DIAS DE LUTA EM BRASÍLIA

Na reunião ocorrida dia 09/06/2010 para tratar do piso nacional dos ACS e ACE, participaram os Deputados Federais Geraldo Resende (PMDB/MS), Pedro Chaves (PMDB/GO), Domingos Dutra (PT/MA), Solange Almeida (PMDB/RJ), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Maurício Rands (PT/PE), João Campos (PSDB/GO), Ribamar Alves (PSB/MA), Valtenir Pereira (PSB/MT) e Paulo César (PR/RJ), e depois de 2 horas de discussão os Deputados saíram preocupados com os entendimentos alcançados.
Na visão do Deputado Geraldo Resende (PMDB/MS) a conversa foi difícil  e os técnicos do Ministério de Planejamento afirmaram que preciso fazer vários estudos sobre o impacto financeiro e envolver mais o Ministério da Saúde. Além dos obstáculos financeiros, alegaram que o fato de que outras categorias do SUS almejam um Piso Salarial e um Plano de Carreira, torna na visão deles mais preocupante a aprovação do piso dos ACE e ACS.
Diante das dificuldades apresentadas, os Deputados foram afiados no debate e sustentaram o argumento de que os ACS e ACE são profissionais diferenciados, pois já existe um repasse da União para os Municípios, que a categoria já mudou a Constituição por duas vezes, estão dispostos a fazer um escalonamento do restante do recurso da União e acima de tudo, o Presidente Lula, já assumiu o compromisso com a Confederação de que vai regulamentar o Piso Salarial.
Fátima Bezerra mesmo não estando presente na reunião,  afirmou que o Governo é sensível a luta pela valorização dos ACS e ACE e a categoria tem sido muito responsável com suas reivindicações. Ela também afirmou que no dia 16 de junho com ou sem o Projeto de Lei do Executivo, pretende ler seu relatório final no Projeto de Lei que regulamentará o piso nacional. 
Postado por Cosmo Mariz- Secretário do SINDAS

Nenhum comentário: