10/02/2021

SINDAS ENTRA NA JUSTIÇA PARA OBRIGAR A PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO PAGAR SALÁRIO ATRASADO DEIXADO PELO EX-PREFEITO

 


Segundo a atual Gestão da Prefeitura de Santo Antônio-RN, a Gestão passada além de deixar um caos financeiro na cidade, não deixou nenhum documento que possibilitasse legalmente pagar as dívidas de 2020, o que inclui o salário dos servidores.

Em conversa com a Gestão Municipal, alertamos que não efetuasse o pagamento de janeiro com os recursos de dezembro. Foi louvável se antecipar janeiro e deixar os salários dos agentes na gestão atual em dia, mas se usou os recursos de dezembro para pagar janeiro e até 10-02-2021 não se pagou dezembro de 2020. 

Em conversas e reunião com intermediadores de representantes da Secretaria de Administração da Prefeitura,  foram discorridos todos os problemas deixados pela gestão passada, dentre eles, que faltava legalidade para pagar aos agentes. 

O principal impedimento para o adimplemento dos salários de dezembro/2020, seria a ausência de relatórios fiscais dos restos a pagar. Nosso entendimento é que sobrou intenção, mas  não poderíamos deixar de buscar outras saídas. 

Diante dos impedimentos apontados pela Gestão atual e considerando que barriga vazia não espera, informamos que adotaríamos  algumas medias para garantir o pagamento. 

Para nós que fazemos um sindicato técnico e sério, dissemos que isso ajudaria a Gestão e eles concordaram. Segundo o esposo da Secretária de Finanças, seria muito bom o SINDAS botar na justiça e ir para promotoria, até porque a intenção era de pagar, mas a luz da legalidade.

Frente ao Problema, semelhante a Itaú, adotamos duas linhas de atuação, uma denúncia no Ministério Público com pedido de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta -TAC, e a segunda, o ajuizamento de uma ação judicial que já está em curso.  

Na manhã de hoje soubemos que a  prefeitura poderá fazer o pagamento até sexta e que os relatórios da Gestão passada foram entregues. Mesmo assim, os dois procedimento seguem. 

Não sabemos se a Prefeitura já foi notificada pela promotoria, se foi, já tinha base legal de pagar mesmo sem relatórios.

Esperamos que tudo dê certo e que possamos dar as mão ao atual Gestão, pelo bem comum dos munícipes e de nossos associados que fazem a diferença no SUS.

Cosmo Mariz- Pte. do SINDAS/RN

INFORMAÇÕES DO ESPOSO DA SECRETÁRIA DE FINANÇAS

 

Nenhum comentário: