04/04/2014

VAMOS ENTENDER O RIO GRANDE DO NORTE.

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o 
Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 796,791 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil, sendo um pouco maior que a Costa Rica. A população do estado estimada em 2013 foi de 3 373 960 habitantes, sendo o décimo sexto estado mais populoso do Brasil. O Rio Grande do Norte possui o melhor IDH e a maior renda per capita do Nordeste8 e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste (74 anos), acima da média nacional (73,8) e regional (71,2).9 Na bandeira nacional, o Rio Grande do Norte é representado pela estrela Shaula (λ Scorpius).
O estado do Rio Grande do Norte possui uma cultura rica e diversificada, sendo sede de várias entidades culturais, além de possuir diversos monumentos tombados, entre os quais o mais importante é a Fortaleza dos Reis Magos, considerado marco inicial da ocupação do território norte-rio-grandense. Entre os principais eventos, que normalmente vêm acompanhados de manifestações populares, destacam-se os Santos Reis, festas do Caju e de Nossa Senhora dos Navegantes, grandes vaquejadas, a Festa do Boi, o Mossoró Cidade Junina, a Festa de Santana de Caicó, a festa de Nossa Senhora da Apresentação e o Carnatal.

Nenhum comentário: