18/12/2012

FAZER O "LIRA" OU NÃO FAZER




Caros agentes de endemias, em meio as mais diversas dificuldades enfrentadas pela categoria e pela administração, temos mais um que teremos que resolver em conjunto.
A não realização do levantamento de índice implica em não podermos programar as ações para o ano vindouro, mas cabe salientar que se o LIRA não for feito, não será culpa dos agentes e muito menos do SINDAS, que há mais de um ano vem cobrando condições de trabalho.
Tratando a questão com a emergência que necessita, na audiência ocorrida no Ministério Público do Trabalho, concordamos que fossem distribuídas algumas camisetas, protetor solar e tênis até a chegada do fardamento definitivo, o que foi prometido pela Secretária Adjunta Cristiana Solto para dezembro, mas não foi cumprido.
Recentemente o Coordenador do Programa Dengue Márcio e a Gerente técnica do CCZ Jeane, reuniram todos os supervisores no auditório do Ministério da Saúde com um só propósito, qual seja orientar os supervisores a convencer os agentes a fazer o LI até o final do ano. Em meio à reunião, Marcio fez questão de dizer aos supervisores que eles estão sendo valorizados e que deveriam convencer os agentes a fazer o LIRA. A valorização mencionada por Marcio foi um acordo feito com Cristiana solto de incluir no orçamento de 2013 a previsão de gratificação de R$ 600,00 para 50 Supervisores.
Alguns agentes nos ligaram querendo saber a nossa opinião de fazer o LIRA por respeito ao supervisor e fomos taxativos: “ para ir ao campo fazer LI sem as condições mínimas de trabalho, os agentes estarão expostos aos mesmos riscos, além de estarem confessando que a falta de fardamento não os impede de trabalhar”
Depois da reunião muitos supervisores seguiram a orientação de Marcio e partiram para o convencimento, o que não será suficiente para resolver os sérios problemas de falta de fardamento e de protetor solar.
Para não sermos acusados de intransigentes, estamos orientando que se houver o mínimo de condições de trabalho, a categoria faça um esforço para fazer o LIRA, mas para compensar esse esforço sugerimos o seguinte:
1º- Que o LIRA seja feito dias 26 e 27 em horário corrido e não dias 26,27 e 28 nos dois horários como já foi programado pela coordenação e;
2º- Que terminado o LIRA seja dado folga a todos até o fim do ano.
                                   
Uma mão lava a outra e já tá mais do que na hora de acabarmos com essa barganha, onde a Prefeitura sempre sai ganhando e os agentes ficam a ver navios.


SINDAS/RN
Um sindicato comprometido com os associados.

Nenhum comentário: