04/08/2014

Vice-presidente do Sindas condena interferência de outras entidades sindicais


Assú – Algumas organizações sindicais estão atuando com o intuito de absorver de forma ilícita a representação dos agentes comunitários de saúde e de endemias no Estado. A denúncia é feita pelo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Rio Grande do Norte (Sindas/RN), Francisco Canindé Querino. Ele reiterou que há uma explícita tentativa de usurpação por parte de algumas entidades.
O dirigente frisou que teve conhecimento de uma reunião realizada esta semana em Assú, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, envolvendo membros destas organizações com alguns Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Um dos alvos da reclamação do sindicalista é o Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde/RN).
“Nós sabemos que hoje o único representante legal da categoria [ACS e ACE] no Estado do Rio Grande do Norte é o Sindas”, ressaltou. Canindé Querino recordou que, em 2013, o Sindas impetrou uma ação na alçada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) contra o Sindsaúde/RN pela suposta intromissão na sua área de atuação. Frisou que, naquele instante, o TRT expediu parecer favorável ao Sindas e “excluindo o Sindsaúde de representar os ACS e ACE”.
Punição
Disse que, de acordo com a decisão da Justiça do Trabalho, caso o Sindsaúde promova alguma espécie de mobilização com estas categorias se tornaria passível de uma multa financeira estipulada em R$ 10 mil. Ele disse que, apesar da questão já ter sido esclarecida inúmeras vezes, existe um grupo que se opõe ao Sindicato. “O Sindas/RN é um sindicato que não tem partido político por trás; ele é a favor da categoria”, finalizou o líder sindical.

Nenhum comentário: