28/08/2014

Agentes de saúde se reúnem com a municipalidade para cobrar o cumprimento do piso salarial e nova reunião é marcada

O Governo Municipal de Caraúbas/RN, representado pelos Secretários de Saúde, Fabrício Tavares e o atual contador, André Viana, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de agosto, se reuniu com representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Rio Grande do Norte - Sindas/RN, o vice-presidente Francisco Canindé Querino e com a categoria dos servidores, para uma nova rodada de negociações sobre o cumprimento do piso nacional, que é lei decorrente da sanção (Lei 12.994/2014), que garante o valor mínimo de R$ 1.014 a todos os servidores.

Na reunião, o Agente Comunitário, Lindomar disse para os representantes da municipalidade que os Agentes são a porta de entrada à saúde básica em todas as áreas da saúde do município, e afirmou: “É preciso que os gestores públicos tenham mais atenção a esses profissionais. É preciso superar a disparidade salarial entre os Agentes de Endemias e de Saúde e tratar a categoria com mais respeito. É dever do município remunerar e equipar devidamente os Agentes". Frisou Lindomar.
De acordo como o Secretário de Saúde, Fabrício Tavares, é desejo da municipalidade pagar o piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, no entanto, a preocupação é o limite prudencial do que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) autoriza de gastos com folha de pagamento – 54% da receita líquida e, ele junto com o contador, André Viana vai sentar como prefeito Ademar Ferreira (PMBD) e o Secretário de Finanças Patrício de Brito, para solucionar o mais rápido possível essa questão salarial dos servidores.
O Secretário Fabrício Tavares pediu aos servidores um novo prazo para ver como estão as finanças do município e remarcou uma nova reunião para o dia 05 de setembro, para trazer uma resposta positiva ou negativa para os servidores. 
O vice-presidente Sindas/RN, Francisco Canindé Querino, afirmou que se a municipalidade não cumprir a lei do piso nacional, os funcionários darão um prazo de 72 horas para a administração cumprir a Lei Nacional, o não cumprimento desta lei se dará em greve por tempo indeterminado. 
Após a reunião com a municipalidade, o Vice presidente do sindicato dos agentes de saúde do Estado do Rio Grande do Norte -SINDAS/RN, se reuniu com a categoria, que estava em frente Prefeitura aguardando o resultado. Ele convocou todos os agentes comunitários de saúde e combate as endemias do município de Caraúbas RN, para participarem de uma assembleia campal a ser realizada em frente à prefeitura municipal, na Praça Reinaldo Pimenta, centro, Caraúbas, no dia 05 de setembro de 2014 do corrente ano, às 09h da manhã, para reivindicar seus direitos.














Nenhum comentário: