09/09/2010

A Câmara Municipal do Natal realizou na manhã desta quarta-feira(8) uma audiência para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários Geral e da Saúde, Gratificações e adicionais dos servidores municipais. Os servidores vêm buscando garantir uma pauta de reivindicações de interesse dos servidores anteriormente negociadas com o executivo.

De acordo com o propositor da audiência, vereador Raniere Barbosa (PRB), a intenção não é tencionar o governo, mas abrir as discussões conferindo uma transparência para construir um consenso. “A nossa intenção é historiar o processo de reivindicações dos servidores e agendar uma nova audiência para que dessa vez o executivo possa estar presente”, justifica.

A presidente do sindicato dos servidores, Soraia Godeiro, explicou que já há um reconhecimento de ajustes por parte do secretário Roberto Lima. A sindicalista explica que as correções devem ser feitas pelo executivo antes da votação na câmara, já que podem ser votadas contra sob o argumento de gerar despesas ao município. “Não podemos abrir mão de direitos garantidos, principalmente na questão dos adicionais. Os servidores estão dando uma lição de democracia, em uma luta unificada. Pedimos que o executivo encaminhe à Câmara os projetos com os ajustes para que possa ser votado antes das eleições”, explica.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores em saúde do RN - Sindsaúde, Célia Maria Dantas, explicou que muitos pontos negociados por vários meses foram descumpridos. A sindicalista ressaltou os pontos onde os servidores da saúde serão prejudicados caso o plano seja votado sem as correções. “Queremos uma resposta urgente do executivo, com a correção de todos os pontos acordados na mesa de negociação”, afirma.

Raniere Barbosa destacou o fato dos servidores se fazerem presentes nesta manhã sem a bandeira do interesse político partidário pré-eleitoral. “Não vi nenhuma manifestação política por parte dos servidores, mas sim uma luta em busca do consenso entre servidores e governo”, ressalta.

Os sindicalistas e servidores compareceram mais uma vez em peso, no entanto não foi registrada a presença do executivo municipal.O vereador Fernando Lucena (PT) sugeriu apresentar na sessão ordinária de quinta-feira (9) um requerimento de convocação dos secretários do executivo para que antes do período eleitoral seja feita a votação do projeto dos servidores. A sugestão foi aprovada pelo vereador Raniere Barbosa, que presidiu a audiência.

De acordo com a sindicalista Soraia Godeiro, existe a possibilidade de greve municipal caso as correções não cheguem à Câmara para votação antes das eleições. Compareceram a esta audiência os vereadores George Câmara (PC do B), Professor Joca (PDT), Hermano Morais (PMDB) e Ney Lopes Júnior (DEM).
POSTADO POR COSMO MARIZ- SECRETÁRIO DO SINDAS
FONTE: Câmara Municipal

Nenhum comentário: