20/05/2010

O SINDAS SE FEZ PRESENTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO PISO SALARIAL

O Presidente do SINDAS-RN José Salustino, o Suplente da Direção Willame Cruz, o Dir. de Patrimônio, Carlos Rondnny e o Dir. de Est. Socioeconômicos Jefferson Augusto, participaram em Brasília-DF da grande marcha dos agentes que aconteceu nos dias 18 e 19 de maio. Puderam participar de uma importante audiência pública representando os ACS e ACE de todo RN e ficar por dentro do andamento das lutas nacionais que envolvem a categoria. Essa integração e união da classe são fundamentais para a aprovação do piso salarial de R$ 1.020,00. E o SINDAS com a pouca receita que tem faz o possível para está de dentro das mais importantes discussões nacionais. Segundo a representação do SINDAS, “...o evento foi fundamental para convencer os Deputados Federais sobre o poder de mobilização e da força que os agentes de saúde têm e convencê-los quanto a necessidade da aprovação do piso”.
Na audiência publica a Pte. Da CONACS, A Sra. Ruth Brilhante disse: “... nós não somos contra a regulamentação de um piso e uma carreira para os demais profissionais do SUS, mas somos nós que estamos aqui lutando e cadê eles?... enquanto estamos aqui passando fome, cansados de viajar 2 até 3 dias, eles estão lá nos municípios esperando que alguém faça as coisas por eles. Se é para caminhar todos juntos então que se dê o primeiro passo com os ACS e ACE!”
Quanto aos questionamentos sobre os recursos para pagar o Piso Salarial aos 300 mil ACS e ACE a Assessora Jurídica da CONACS afirmou que: “... até agora só se fala de quanto vai custar o Piso Salarial, mas para se falar em recursos financeiros temos que fazer uma outra conta: quanto a União, os Estados e os Municípios já economizaram com o trabalho dos ACS e ACE desde 1991, pois quando se investe na saúde preventiva evita muitas internações ou mesmo procedimentos de alto custo.”
Após a realização da Audiência Pública, a mobilização da Categoria se concentrou no prédio anexo do Ministério do Planejamento, onde uma comissão de Parlamentares liderados pelo Presidente da Comissão Especial Deputado Maurício Rands (PT/PE) e Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) e ainda representantes da CONACS e de todos os ACS e ACE dos Estados presentes na Mobilização, inclusive os representantes do SINDAS/RN, se reuniu com Secretário Executivo do Ministro Padilha, oportunidade em que se discutiu o encaminhamento de um PL do Poder Executivo à Câmara de Deputados, para regulamentar o Piso Salarial e o Plano de Carreira dos ACS e ACE.
 Postado por COSMO MARIZ- Secretário do Sindas

Um comentário:

Leonardo Ferreira Fontenelle disse...

Muito bem colocado da parte da sra. Ruth.