20/06/2013

SINDAS RN Participa de Audiência Pública em Brasilia no dia 18/06.

Agentes de saúde de todo o Brasil se reuniram em Brasília Terça feira (18) no  Auditório Nereu Ramos, para debater em audiência pública a tão sonhada regulamentação do piso nacional dos ACE e ACS. 
A audiência Foi realizada pela comissão de Seguridade Social e Família, para discutir a regulamentação Emenda Constitucional nº 63, que criou o piso salarial nacional.



Estavam presentes, além dos representantes da CONACS, CNS, CMN e MS, vários parlamentares, entre eles, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Geraldo Resende (PMDB-MS), Rosinha (PT-RS),  João Ananias (PC do B/CE), Pedro Chaves (PMDB/GO), Fátima Bezerra (PT/RN), Domingos Dutra (PT/MA), Assis Carvalho (PT/PI), Carmem Zanotto (PPS/SC),  Valtenir Pereira  (PSB/MT) e Érika Kokai (PT/DF). Também registraram presença, caravanas dos Estados de GO, CE, PI, PE , BA, RO, TO, RN, RJ, MS, MT, SE, AL, MA, MG, SP e PB.
 
Os deputados(a) que participaram da audiência, declararam que são favoráveis ao piso nacional e aos planos de carreiras dos agentes, entre os parlamentares, estava a Dep. Fátima Bezerra do RN, que como sempre defende a causa da categoria e está presente nas lutas em prol dos agentes de saúde. Ela afirmou que já estavava na hora de todos se unirem para aprovar o projeto a qual ela foi relatora, pois segundo ela, a categoria merece muito mais que R$ 678,00 reais.


Vários sindicatos Foram apoiar os Agentes de Saúde e fortalecer a conquista.
O Rio Grande do Norte foi bem representado. Ao comando do Pte, da entidade, o SINDAS/RN levou uma comitiva, e consigo, levou um vasto material de informação que serviu de exemplo para os demais agentes do Brasil. O SINDAS foi elogiado não só pelos agentes e outros presidentes sindicais, mas também por parlamentares que atenciosamente leram o jornalzinho do SINDAS.  
O representante dos Agentes do Rio Grande do Norte “SINDAS/ RN” mais uma vez mostrou a sua capacidade de articulação e dedicação em prol dos ACE e ACS. Por todos os lugares estavam estampadas a bandeiras, faixas e os agentes de outros estados pediam para usar o botom  confeccionado pelo SINDASRN. O blog do presidente do Sindas, Blog do Cosmo Mariz foi bastante citados por muitos que estavam participando da audiência, muitos falaram que o Blog tem ajudado os agentes de várias partes do Brasil. Muitos afirmaram que o Blog do Cosmo Mariz e o Blg do Sindas têm sido imprescindível na hora de tirar as dúvidas, quando se trata de agentes de endemias e agentes comunitários.
O Brasil tem atualmente cerca de 300 mil agentes de saúde, que trabalham indiretamente com a prevenção e são responsáveis por diversos programas de governo, tais como PSF, PSR e Bolsa Família. A profissão já existe há 20 anos e foi regulamentada em 2006. Em 2010, a Emenda Constitucional que estabelece o piso salarial foi aprovada pelo Congresso. Agora, falta a regulamentação.
 A Câmara já analisa uma proposta de regulamentação do piso da categoria (PL 7495/06), que está pronta para ser votada pelo Plenário.
Confira as fotos da Audiência.
Todos com boton do sindas


Nenhum comentário: