16/12/2019

PAGAMENTO DOS AGENTES DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO/RN REFERENTE A NOVEMBRO SERÁ EFETUADO NESSA TERÇA FEIRA 17-12-2019.


O SINDAS/RN foi acionado dia 06/12 pelos agentes de Santo Antônio, dando conta que não havia previsão de pagamento dos salários de novembro. Segundo a categoria, o pagamento dependia de uma votação na Câmara Municipal.
O Presidente do SINDAS ao ser acionado, imediatamente fez uma reunião com a categoria dia 09/12, com objetivo de entender o que estava acontecendo. Em seguida, levou todos os agentes para Prefeitura, onde acompanhado de uma comissão de ACE e ACS eleita em assembleia, foi recebido pelo Secretário de Saúde, Prefeito Josemar, a equipe do financeiro e o Procurador.
Após um amplo debate e feitos todos os esclarecimentos por parte da Gestão Municipal, nós do SINDAS/RN fizemos várias ponderações a respeito do que estava acontecendo.  Após 2 horas de reunião, a pedido do Prefeito, nos comprometemos em dialogar com os vereadores de oposição. Em seguida, acompanhado do Prefeito, o Presidente do SINDAS repassou todos os informes para categoria que aguardava ansiosa. Na ocasião foi anunciada a data de uma reunião com Prefeito, para tratará das reivindicações dos ACE e ACS.
No mesmo dia nos reunimos com dois vereadores da oposição, o vereador Júnior Nogueira e o vereador Dário. Na reunião que entrou pela noite, deixamos muito claras as nossas intenções e que estávamos ali como mediadores, porque os interesses de uma coletividade estava em jogo. Sugerimos que o pedido de crédito orçamentário fosse melhor explicado e nos comprometemos em dialogar com a Gestão para garantir esses dados.
Fruto do bom diálogo que tivemos com os dois vereadores da oposição e após compreendermos os justos motivos da Câmara, para não ter aprovado o pedido de orçamento extra de 15% solicitado pelo Prefeito, tratamos de mediar o conflito entre Executivo e parte do Legislativo.
Com a colaboração do Prefeito, ajuda do Procurador do Município, Dr. Luiz e do técnico Pierre, em 24 horas conseguimos articular uma reunião entre vereadores de situação, oposição, gestão e SINDAS/RN, para debatermos o assunto e achar uma solução. A reunião ocorreu no dia 11/12, e fruto de um debate democrático e rico em informações, se chegou num consenso.
Ficou acordado que seria realizada uma sessão extraordinária no dia 12/12, e se votaria o pedido de abertura de orçamento extra, dentro da razoabilidade apontada, mas infelizmente a sessão não ocorreu, porque pequenos detalhes ficaram em aberto.
Apreensiva de haver a sessão e não se atingir o quórum necessário, já que sem a presença de pelo menos 3 vereadores da oposição o projeto de lei não seria votado, a própria Gestão pediu para ajuizarmos uma ação pra garantir o pagamento dos salários. Isso porque na reunião com Prefeito, foi dito pelo presidente do SINDAS/RN que se entraria na justiça em último caso.
Ao tomarmos conhecimento da não realização da sessão dia 12/12, contatamos o Presidente da Câmara e o vereador Junior Nogueira. Foi garantido em nome da oposição, que haveria a sessão extraordinária dia 16/12, e o pedido de abertura de orçamento extra seria votado e aprovado. Informaram-nos também, que seria inferior ao que foi solicitado pelo Executivo Municipal, e só não votaram antes, por falta de informações financeiras e por cautela.
Graças a Deus e com a ajuda e interversão do Sindicato dos Agentes de Saúde, a sessão na Câmara Municipal de Vereadores de santo Antônio ocorreu hoje pela manhã.
A abertura de mais 10% no orçamento foi aprovada, o que garantirá o pagamento de novembro, dezembro e décimo terceiro salário, bem como, a manutenção de vários serviços importantes para a População do Município.
Feliz e agradecido a Deus, reafirmo que todos os envolvidos (categoria, SINDAS/RN, vereadores de oposição, de situação e Gestão) foram vitoriosos e não fracassaram. Digo isso, porque na reunião ampliada na Câmara afirmei publicamente, que se fosse necessário ir à justiça iríamos, mas em último caso, afinal, se o diálogo não resolvesse todos nós teríamos fracassado.
Todos nós saímos vitoriosos e não foi preciso recorrer ao judiciário.  Quem mais ganhou com esse desfecho foi o povo de Santo Antônio, que contará com o equilíbrio financeiro no Município e vários serviços importantes serão continuados.
Parabéns a todos os vereadores e a Gestão, que de mãos dadas a nós do SINDAS/RN, aos servidores e ao povo em geral, defenderam uma causa única e resolveram um problema que poderia deixar dezenas de pais e mães de famílias sem ter o que comer no Natal.

“Quando o diálogo se estabelece e as partes envolvidas num conflito se comunicam e permitem a interveniência de alguém de fora com boas intenções, tudo se resolve, ao ponto de evitar-se uma guerra. Cosmo Mariz”.

MOMENTOS HISTÓRICOS
REUNIÕES COM A CATEGORIA,  GESTÃO E VEREADORES DIA 09-12


REUNIÃO NA CÂMARA 11-12

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 16-12

Nenhum comentário: