21/08/2015

DIA CORRIDO NO 7º ANIVERSÁRIO DO SINDAS/RN

A manhã dessa sexta feira, comemoramos o aniversário do SINDAS fazendo o que mais nos alegra, trabalhar em prol da categoria.
Foram 4 reuniões: Caraúbas, Riachuelo, Goianinha e Nísia Floresta. Em todas as reuniões os diretores do SINDAS, que na maioria das vezes entram madrugada a dentro nas estradas do RN, procuram atender a todos de norte a sul, leste a oeste do Estado.
Az vezes precisamos priorizar a necessidade mais urgente, mas procuramos resolver tudo dentro da medida do possível, afinal os diretores são seres humanos, adoecem, têm sentimentos, têm famílias e acima de tudo, também têm problemas inadiáveis para resolver.
EM GOIANINHA
A pauta principal da reunião foi condições de trabalho, retificação no repasse do PMAQ, discussão sobre estratégias para assegurar o repasse do incentivo adicional de final de ano, entre outros assuntos.
Recentemente a Prefeitura de Goianinha forneceu algumas camisas para os ACS, mas o desrespeito foi tamanho, que além da qualidade ser baixa, colocarão na camisa “Agentes Comutários de Saúde”. O Nome comunitários errado foi estampado em todas as camisas e a Prefeitura além de receber, fez os agentes usarem mesmo errado. A própria população observou e erro e criticou a Gestão.

NÍSIA FLORESTA
Em Nísia a discussão principal foi o rateio do PMAQ, o qual está sendo feito de forma desigual e ilegal, pois coordenador de Endemias, Digitador e Coordenação recebem os recursos do PMA, como se produzissem para o programa.
Outro assunto discutido foi o plano de cargos que a Prefeita pretende encaminhar para Câmara. Sobre esse tema tiramos as dúvidas dos ACE e ACS e traçamos metas para as próximas semanas.
Além dos pontos de pauta prioritários, foram discutidas questões de ordem administrativa, tais como: casos de assédio moral que vem ocorrendo, imposição ilegais da parte de algumas enfermeiras aos ACS.
Também foram discutidas ficha E-SUS, acolhimento que vem sendo imposto aos ACS em algumas unidades etc. Após a orientação do Sindicato, a categoria aprovou que não irá mais fazer digitação de fichas E- Sus, porque tem um digitador contratado na cidade, que além do gordo salario, recebe mais de R$ 800,00 de PMAQ.
RIACHUELO
Em Riachuelo a reunião tinha como objetivo filiar os ACE e ACS, mas terminou se estendendo, porque causa da carência de informações da parte dos ACE e ACS. Essa era mais uma cidade onde os agentes ainda não tinham se filiado ao SINDAS, mas agora após anos de abandono, se filiaram e com certeza serão bem representados.
                                             CARAÚBAS
Em Caraúbas, no estremos do RN, o SINDAS mais uma vez se faz presente para atender as demandas da categoria e tirar dúvidas relacionadas a um processo em tramite na justiça.

Em Caraúbas onde já conquistamos o piso, o PMAQ entre outros benefícios, também enfrenta problemas novos que precisam do SINDAS, por isso, nos fazemos presentes, independente da distância, afinal o SINDAS/RN representa os ACE e ACS do Estado todo e efetivamente dar a assistência merecida pelos agentes.

Nenhum comentário: