28/07/2015

GREVE DOS AGENTES DE MACAÍBA-RN CONTINUA


Na manhã de hoje, quando as tendas que abrigariam os agentes de saúde de Macaíba em greve desde o dia 06/07 foram montadas, o Prefeito Municipal determinou que os servidores da Secretaria de Meio Ambiente retirassem e apreendessem as tendas, sob o argumento que não tínhamos autorização para realização do evento. 
Parece brincadeira, mas é verdade, isso ocorreu na manhã de hoje em Macaíba RN, cidade onde o irmão do Prefeito manda mais do que ele e onde os Secretários quem controlam as os serviços públicos e as finanças da cidade e dizem o que o Prefeito pode ou não fazer.
A audácia foi tão grande, que os fiscais chegaram a desmontar as tendas do movimento grevista, para impedir que os servidores fizessem o protesto na frente da Prefeitura.
Como a Direção do SINDAS ainda não estava presente, orientamos por telefone que as tendas fossem recolhidas com nosso pessoal até a chegada da Direção do Sindicato e da imprensa. Ao chegarmos, nos deparamos com fiscais da Prefeitura e uma viatura de polícia de prontidão sem nenhuma necessidade.
A Primeira atitude do Presidente do Sindicato foi ir a SEMURB pegar o nome do Secretário de Meio ambiente e em seguida conversar com os policiais Militares, para saber quem os chamou, pegar o nome do comandante do Batalhão de Macaíba e deixar os policiais ciente do que de fato estava ocorrendo. Encerramos a conversa com a PM dizendo: "não há a necessidade de interferência da PM, porque o nosso movimento é pacifico e ordeiro e iremos fazer nosso ato queira a Prefeitura ou não. Contamos com a NÃO INTERFERÊNCIA DA PM".
No carro de som e em alto e bom som deixamos claro que as tendas seriam montadas e o ato seria realizado, inclusive com uma feijoada.
Enquanto aguardávamos o restante dos grevistas chegarem, percorremos as ruas da cidade denunciando em carro de som, a postura vergonhosa e ante sindical do Prefeito Municipal, que poderiam até ter causado um confronto físico desnecessários entre grevistas e fiscais da Prefeitura que foram desmontar as tendas dispostos a tudo, porque são contratados e ou fazem o que mandam ou são demitidos pela Prefeitura.
De todas as cidades onde já fizemos greve, em nenhuma delas o Gestor mandou retirar os grevistas e nem impedir que os atos grevistas ocorressem. Uma verdadeira vergonha e uma lamentável decisão do Prefeito de Macaíba – RN, FERNANDO CUNHA LIMA BEZERRA, que na hora de pedir votos aos agentes de Saúde aparece, mas na hora de negociar com os servidores se esconde na aba da saia da Secretária de Saúde, do terno do Procurador e por trás dos demais secretários que mandam e desmandam na Cidade, até mais do que o Próprio Prefeito que ao invés de governar é GOVERNADO.
Após muito estres as tendas foram montadas e o ato grevista ocorreu normalmente sem interferência da Prefeitura.
Durante o ato fomos chamados para uma reunião que pretendia discutir critérios para o acampamento da categoria e tratar dos pontos de pauta da greve.
 Após a reunião ficou acordado com líder de governo do Prefeito, Sr. Lindoarte, que o SINDAS irá apresentar uma última contraproposta que pode acarretar na suspensão da greve nos próximos dias.

Esperamos que dessa vez a Prefeitura seja racional e atenda de fato as reivindicações da categoria, porque deixamos claro que será a última tentativa e se a greve continuar outros atores entrarão na discussão, a exemplo do Tribunal de Contas do RN e Ministérios Púbico Federal,  Estadual e do Tralho, porque denunciaremos várias irregularidades que possivelmente estão ocorrendo na Prefeitura e iremos querer saber em que foram utilizados os milhares de reais repassados pelo Ministério da Saúde ao Município de Macaíba, em especial, os destinados aos ACE e ACS e para a Atenção Básica.

Nenhum comentário: