19/03/2012

A CADA DIA MAIS AGENTES COMUNITÁRIOS SÃO CONTRATADOS

Encontram-se em atividade no país mais de 204 mil ACS, mas por causa da expansão das equipes de estratégia de saúde da família, das quais os agentes comunitários fazem parte, o número de agentes poderá ultrapassar os 250 mil ACS até o final de 2014. 
Além do número de agentes que ingressam no serviço público por causa da criação de novas equipes, ocorre também, o ingresso de novos ACS por causa do grande número de ACS que dia pós dia são afastados da função de agente comunitário, por causa de problemas de saúde, sendo assim, remanejados para outros funções, quando não é possível aposentarem-se. 
Entre as mais diversas doenças que afastam os agentes definitivamente de campo, estão: câncer de pele, hérnia de disco e problemas graves das articulações, em especial dos joelhos, pelas longas caminhadas para realização das visitas domiciliares nas comunidades assistidas por eles. 


PORTARIA Nº 459, DE 15 DE MARÇO DE 2012 Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e, Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente às equipes de Saúde da Família, às equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve: Art. 1º Fica fixado em R$ 871,00 (oitocentos e setenta e um reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família. Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo. Art. 2º Os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família. ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

09/03/2012

EM DEFEZA DOS AGENTES DO BRASIL O DIRETOR DO SINDAS RN, SINDICATO DO AGENTE DE SAUDE DO RIO GRANDE DO NORTE CANINDE QUIRINO, DEVERÁ SER O UNICO REPRESENTANTE DO ESTADO NA GRANDE MOBILIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAUDE EM LUZIANIA ESTADO DO GOIAIS. O PREFEITO IVAN JUNIOR JA SINALIZOU FAVORAVEL EM AJUDAR O DIRIGENTE SINDICAL A PARTICIPAR DO EVENTO, COM A CORREÇÃO DO PCCS,( PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALARIOS ) ASSU SERÁ A UNICA CIDADE DO RN A ULTRAPASAR O PISO NACIONAL AINDA NÃO IMPLANTADO NO BRASIL. VALE RESALTAR O GRANDE APOIO QUE IVAN JUNIOR TEM DADO AOS AGENTES DE SAUDE DE ASSU.